Cérebro é como músculo: precisa de exercício

Tão importante como praticar atividades físicas é estimular constantemente o nosso cérebro. Esquecimentos, lapsos e falhas de memória são comuns a todas as pessoas em algum momento da vida, mas se aumentam de intensidade e frequência, principalmente com o passar dos anos, se tornam um problema e diminuem a qualidade de vida.

A boa notícia é que basta seguir algumas dicas simples para exercitar a memória:

 

  1. Novos aprendizados: qualquer novo aprendizado. Um esporte, uma nova língua, cozinhar, dançar. O cérebro que aprende rejuvenesce.

 

  1. Exercícios de atenção: prestar atenção quando entra nos lugares, no que come, nos cheiros que encontra, nas músicas que escuta, no que vê.

 

  1. Relembrar é viver: relembrar seu dia, esforçando-se para lembrar os detalhes. Relembrar dias prazerosos: onde eu estava no último ano novo? Com quem? Com que roupa?

 

  1. Relaxamento: pessoas tensas prestam menos atenção do que as tranquilas e relaxadas.

 

  1. Tentar associar: a tentativa de associar fatos e imagens visualizando-os é um poderoso exercício.

 

  1. Alimentação saudável: comer frutas e verduras, alimentos ricos em vitaminas do complexo B, vitais ao cérebro. Tome muita água, pois um cérebro desidratado aprende menos.

 

  1. Hábitos Saudáveis: durma bem, as memórias são consolidadas durante o sono. Tente tomar notas sempre que possível, organizar-se, use um diário, mantenha-se em forma, faça check-up regularmente, etc.

Fale por Whatsapp